Software

WaveFit é o software da WaveTech, de programação de aparelhos auditivos digitais, desenvolvido para ser utilizado por profissionais de fonoaudiologia durante as seções de ajustes em usuários. O Software apresenta-se integralmente em língua portuguesa, para facilitar aos operadores o aproveitamento de todas as sutilezas de avaliação de desempenho e entendimento e aplicação das percepções e manifestações do usuário. Elimina, portanto, eventuais prejuízos de aplicação insatisfatória do idioma padrão.

O “WaveFit” é compatível com a plataforma unificada NOAH, disponível para o SUS, e pode ser modificado para requisitos particulares da língua portuguesa, promovendo adaptação imediata. A plataforma NOAH é o sistema unificado (banco de dados) de assistência auditiva suportado por todos os grandes fabricantes internacionais.

O software da WaveTech é capaz de se comunicar com os dispositivos programadores HI-PRO (principal programador de aparelhos auditivos do mundo) e também com o ON-SEMI DSP “Programmer”. Apresenta um driver e tem implementados os protocolos de comunicação dos referidos programadores, tanto para gravar parâmetros quanto para ler o estado atual dos mesmos na prótese conectada. Uma interface gráfica foi desenvolvida de modo a possibilitar diferentes níveis de ação do fonoaudiólogo.

Devido à quantidade relativamente grande de algoritmos e opções presentes no aparelho, cada um com diversos parâmetros, é conveniente a automatização de tarefas de maior complexidade, possibilitando, no entanto, sua manipulação manual, caso seja considerado necessário. Assim, no software está inserido um modo de ajuste básico, para reduzir o período necessário para a alteração, e um modo avançado, para os casos particulares que contém importantes diferenciais.

O primeiro desses diferenciais é que o algoritmo acopla os parâmetros entre si, a partir de regras matemáticas e físicas, de modo que a alteração de determinada variável acarreta, automaticamente, mudanças nas variáveis complementares. Na prática, isso significa que o software se ajusta sozinho a cada ajuste feito pelo fonoaudiólogo – uma espécie de ajuste fino automatizado e complementar.

Outra característica relevante diz respeito à técnica do antes e depois, semelhante ao sistema de trabalho utilizado pelos oftalmologistas. Em uma adaptação, o profissional muda um parâmetro e pergunta ao paciente se houve melhora ou piora. No aparelho da WaveTech, a cada alteração, o software registra a diferença e, por dicotomia, chega-se a um ponto ótimo. Em outros sistemas, os pontos de ajuste podem ser infinitos, o que torna a atividade mais complexa e difícil.

Uma terceira particularidade importante é que o software da WaveTech tem o que se chama de caráter psicoacústico. Isso significa que ele interpreta as percepções de som do paciente e as transfere para o algoritmo.